Grupos de teatro, dança, música, cinema, circo, e outras manifestações socioculturais do Estado do Rio de Janeiro têm mais uma oportunidade de participar do Prêmio Rio Sociocultural, cujas inscrições para a terceira edição foram prorrogadas até o dia 08 de dezembro.

Podem participar ações socioculturais de instituições públicas, ONGs, iniciativas pessoais ou de grupos, formais ou informais, com sede no Rio de Janeiro e, no mínimo, um ano de implantação. Serão selecionados 10 finalistas e a premiação acontecerá em março de 2012.
“Temos recebido muitos pedidos neste sentido. Com as oficinas, não apenas auxiliaremos os agentes socioculturais a preencherem suas inscrições no Prêmio como esperamos contribuir para a sua capacitação em inscrever seus novos projetos nos editais que tem se tornado mais frequentes a cada ano”, comenta Francis.
Por conta disso, as ações participantes devem ser soluções simples, inovadoras e que dispensem grandes investimentos. Devem ter também potencial multiplicador para outras cidades, e ainda incluir segmentos culturais marginalizados, valorizar grupos culturais locais, e promover o desenvolvimento sustentável.
Quem preferir mandar o material impresso, basta preencher o formulário disponível no site e enviar para Instituto Cultural Cidade Viva, na Rua São Bento, 09, 1° andar Centro, Cep: 20.090-010, Rio de Janeiro, RJ.
O Prêmio Rio Sociocultural marca presença como um importante reconhecimento às ações socioculturais do Estado do Rio de Janeiro e tem a certeza de contribuir para consolidar a identidade do povo fluminense. O evento já contabiliza, em apenas duas edições, um total de 438 ações inscritas representando 80 municípios.
O Prêmio Rio Sociocultural tem o objetivo de identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, criando potencial para que projetos exemplares se multipliquem. Cinco representantes das instituições parceiras formarão um Comitê Técnico, responsável pela seleção das dez ações finalistas, das quais cinco se consagrarão vencedoras, sem ordem de classificação, por um Júri de excelência, especialmente convidado.
Dirigentes, produtores de renome, patrocinadores, alunos de escolas de gestão e produção cultural e formadores de opinião serão, também, convidados para formar uma Comissão Especial, dando parecer sobre cada uma das finalistas, constituindo assim um vasto acervo de depoimentos abalizados, fundamental para o futuro dos premiados.
Assim, vários vencedores saem do anonimato, ganham respeito, conquistam apoios, além de crescerem através do reconhecimento público dado pelo Prêmio Rio Sociocultural.