*Por Claudia Ferraz. A festa de aniversário foi mesmo “a cara” do Instituto Náutico Paraty: tudo muito fraterno e alegre ali na Praia do Pontal, diante da sede do Instituto, com crianças, jovens e suas famílias, e muita gente interessada na boa programação do evento. Teve até bolo decorado! Veja mais sobre a festa.
Na noite de sábado passado, 10 de dezembro, Gibrail Rameck Júnior, idealizador e atual presidente do INP, estava orgulhoso em apresentar os vencedores da V Regata Almirante Tamandaré. A regata, que aconteceu na parte da manhã, foi um dos pontos altos das comemorações deste 11º aniversário.
Confira a galeria de imagens do evento:
Desde que foi criado, no ano 2000, o INP, instituição sem fins lucrativos, tem trabalhado em clima de cooperação e aprendizado na formação de velejadores, visando envolver e motivar as novas gerações não apenas no sentido esportivo da vela, mas também em seus aspectos educativos no que diz respeito a atitudes e valores dos pontos de vista pessoal, coletivo e ambiental.
Inserir seus alunos no mercado de trabalho náutico, por meio de cursos profissionalizantes, é outro objetivo do INP, que conquistou a glória de ter um catamarã movido à luz solar, o VDC1, único barco da categoria registrado pela Marinha Brasileira. É nele que os jovens do INP aprendem, na prática, instalação e manutenção de sistemas solares fotovoltaicos, numa desejável sintonia com a questão da sustentabilidade.
Veja mais fotos:
Por essas e outras, só poderia mesmo ter sido alto astral a festa de 11 anos do Instituto Náutico Paraty, que ainda ofereceu, como presente aos participantes, a palestra da tripulação do Santa Paz, veleiro brasileiro que está realizando uma volta ao mundo em família. O casal Sandra Chemin e Lucas Freitas e suas filhas Clara e Júlia estavam lá para contar suas aventuras e relatar experiências incríveis da vida cotidiana no veleiro. Entre elas, o esforço amoroso do casal em se tornar os professores das próprias filhas.
Outro momento bastante esperado foi o reconhecimento dos novos velejadores formados pelo Instituto e a premiação dos vencedores da regata, premiados com um belo troféu criado pelo aluno Fabrício de Jesus.
*Claudia Ferraz é a jornalista responsável do ParatyOnLine e editora do blog sobre arte, viagens, design, arquitetura e decoração Adoro Azuis