*Por Clelia D’Almeida. O breve encontro em Paraty entre Marcello Mastroianni e nossa colunista inspirou essa receita da tradicional Tainha local, recheada e ao forno.
“Nos anos 80, durante a filmagem de Gabriela Cravo & Canela, o Centro Histórico foi todo envolvido na super produção. Na praça, a Pousada dos Gerânios do Júlio Gringo era o Bataclan, e a maioria da população participou da filmagem como figurante. Um dos atores do filme era Marcelo Mastroiani, que fez o papel de Sr. Nassib”.
“Eu fui ao cais comprar peixe, era época de tainha gorda. No mercado do cais, para minha grande surpresa, encontrei com o Marcelo ao vivo e a cores, ele também escolhendo um peixe. Eu procurava por uma tainha gorda, quando ele escutou, falou para mim: ‘boa mesmo é a tainha magra’. Foi só isso, mas foi emocionante falar ainda que brevemente com essa simpatia de pessoa”.
Vamos lá com a receita:
Ingredientes
Sal.
Preparo
Limpe a tainha pelas costas, tirando a espinha (você pode pedir que limpem desta forma na peixaria), tempere com sal e limão e um pouco de pimenta do reino se for da sua vontade. Deixe descansar por meia hora, escorra o tempero, enxuge o peixe.
Misture a farinha com a cebola picada, bastante cheiro verde, pimenta dedo de moça sem semente e picadinha, tomate sem semente e um pouco d´água para umidecer. Recheie o peixe com esta farofa. Com agulha e linha, costure a pele fechando bem o peixe.
Regue azeite ou manteiga, como preferir, e leve ao forno para assar sobre rodelas de batatas por aproximadamente por 40 minutos ou quando já estiver corado. Bom apetite!
*A saudosa Clelia D’Almeida foi uma renomada cozinheira de Paraty.