O Cineclube Paraty divulgou os filmes que vai apresentar com entrada franca na Casa da Cultura e na Sala IPHAN durante o mês de Outubro.
CASA DA CULTURA – 3as.-feiras – 20 hs
– Dia 4 – Mostra Arco Íris apresenta ALMAS GÊMEAS (Heavenly Creatures)

ALMAS GÊMEAS
Uma produção do Ponto de Cultura da Casa Azul.
Uma produção do Ponto de Cultura da Casa Azul
SALA IPHAN – 4as.-feiras – 16 hs
– Dia 5 – Mostra ETNODOC 2009
Documentários etnográficos sobre o patrimônio cultural imaterial brasileiro (1h50m)

CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS
Documentário. Honra àquele que, certamente, é o nosso mais importante músico de samba: Angenor de Oliveira, o Cartola. O filme não se concentra na simples biografia ou processo criativo do compositor, mas em encontrar a própria história do samba, que está entranhado na saga do Brasil, através da costura de imagens que interligam a arte do biografado ao lado de um material relacionado à cultura – clássicos do cinema brasileiro, itens de arquivo, shows filmados e depoimentos variados.
Documentários. A João Guimarães Rosa, mestre Roberto Santos enfoca o sertão eternizado pela obra do autor de “Grande Sertão: Veredas”. A Moça que Dançou Depois de Morta traz a literatura de cordel transformada em cinema de animação, enquanto Biografia do Tempo promove uma mescla da obra de Santiago Alvarez e Pedro Nava.
Em Françoise e Transubstancial, Luiz Vilela e Augusto dos Anjos são respectivamente celebrados por cineastas de seus estados de origem. Imensidade engendrada uma interessante experimentação sócio-poética ao fazer declamar Castro Alves em plena Praça da Sé.
Em Meu nome é Paulo Lemiski, a obra do poeta paranaense serve de fonte de conflito entre pais e filhos. Trabalhos díspares que demonstram as possibilidades múltiplas da adaptação literário-cinematográfica.
– Dia 28 – Cinezona (o filme será divulgado posteriormente)