Além da adesão, a instituição foi certificada e reconhecida pelo plantio de árvores na Rio-Santos, neutralizando suas próprias emissões. O certificado tem a chancela do LEPAC/UNICAMP e Flora Paraty, coordenadores do Programa.
Em sintonia com suas novas finalidades, o Paraty Convention & Visitors Bureau adere ao Programa Carbono Compensado do LEPAC/UNICAMP (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Artes e Ciências) e Flora Paraty. O objetivo do Programa Carbono Compensado é conhecer o impacto poluidor das emissões de CO2 na região.
O cálculo do impacto pode ser realizado no site http://www.preac.unicamp.br/lepac/carbono/calcule.php e a compensação se dá a partir da aquisição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas às margens da BR-101, o que também inibe ou evita, pelo sombreamento, a existência do capim seco, onde o fogo encontra condições de se alastrar.
A produção de mudas para o projeto é realizada pela Flora Paraty e na Fazenda São Gonçalo, com uma produção anual de 10.000 mudas de 10 espécies de árvores de crescimento rápido, de grande porte e folhagem perene, dentro dos padrões estabelecidos pelo antigo DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagens). São usadas plantas de gêneros e famílias ricas em espécies pioneiras, como Euphorbiaceae, Sapotaceae, Leguminosae, Bombacaceae e Meliaceae.
Esse plantio é reconhecido e autorizado explicitamente pela Superintendência Regional do DNIT no Estado do Rio de Janeiro. Desde 2001 já foram plantadas pelo menos 13.000 mudas de árvores em um trabalho de participação comunitária e educação ambiental. A partir de 2009 o projeto integra o Programa Carbono Neutro da Polícia Federal de Angra dos Reis, com o plantio de 500 árvores no Km 550 da Rio-Santos.
O projeto tem conseguido bons resultados, como por exemplo: evitar a queimada a partir das áreas lindeiras à estrada, a degradação da borda da Mata Atlântica remanescente e a emissão de CO2; promover o seqüestro de Carbono; recompor a flora; fazer a contenção de erosões e de taludes; e recompor a paisagem.
Empresas, escritórios e até mesmo residências podem aderir ao Programa Carbono Compensado. Com a adesão, os cálculos feitos e a quantidade de árvores estabelecida, as mudas serão plantadas ao longo da BR-101 e o certificado CARBONO COMPENSADO, emitido pelo LEPAC/Flora Paraty, poderá ser afixado em seu estabelecimento e ainda veiculado selo no site da empresa ou instituição.
Para aderir ao Programa entre em contato com o LEPAC pelo e-mail lepac@reitoria.unicamp.br ou pelo telefone (24) 9828-8271. A partir de algumas informações do seu estabelecimento e atividades, como por exemplo, consumo de energia, produção de lixo, etc. serão realizados os cálculos de quanto carbono a empresa ou atividade emite anualmente e definida a quantidade de árvores necessárias para o plantio ao longo da BR-101.
A partir do plantio o seu estabelecimento começa a participar do processo de neutralização do carbono emitido pelo seu próprio negócio. As vantagens de aderir ao Programa CARBONO COMPENSADO – LEPAC são: neutralizar suas emissões de carbono, colaborando para reduzir o aquecimento global; evitar queimada ao longo da rodovia Rio-Santos, reduto da Mata Atlântica; embelezar a rodovia e os municípios da Costa Verde; recompor a vegetação natural removida pelas atividades humanas; diferenciar seu estabelecimento e/ou atividade como “ecologicamente correto”, recebendo o certificado emitido pelo LEPAC – Unicamp / Flora Paraty.