*Por Claudia Ferraz. Até 9 de outubro você pode visitar no Rio de Janeiro a mostra Morar Mais por Menos, que exibe 75 ambientes criados por profissionais cariocas sintonizados com a “decoração solidária”. A diferença é que nesta exposição tudo tem preço, comprovando que o chique também pode ser barato.
Esta oitava edição do Morar Mais por Menos acontece na sede da Pequena Cruzada, na Lagoa. E reúne mais de cem profissionais, entre arquitetos, decoradores e paisagistas, com o desafio de projetar espaços “chiques que cabem no bolso”, com foco na sustentabilidade.
As organizadoras do evento, Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, esclarecem que o conceito de sustentável não se limita a produtos e materiais certificados ou reaproveitados: “Buscamos praticar também a inclusão social. Desde 2008, o evento estimula seus participantes a buscar parcerias com Ongs e cooperativas para incluir trabalhos artesanais nos projetos.
Além de gerar renda para artesãos e comunidades carentes, esta ação promove a valorização das peças artesanais, que são ambientadas de forma sofisticada ou descolada por nossos arquitetos e decoradores.”
Além das boas ideias de decoração, o evento conta com um espaço para a exposição “Entrelaçados” (de móveis e luminárias assinados pelo arquiteto Jonhy Creimer); sete lojas com produtos à venda no local; uma joalheria e três opções gastronômicas.
Anote e programe-se para sua próxima ida ao Rio:
Morar Mais por Menos, até 9 de outubro, à avenida Epitácio Pessoa, 4.866, Lagoa. De 3ª a domingo, das 12h às 21h. Informações: (21) 2512 2412. www.morarmais.com.br
*Claudia Ferraz é a jornalista responsável do ParatyOnLine e editora do Blog sobre arte, viagens, design, arquitetura e decoração Adoro Azuis