A ação de promoção de leitura acontece entre 20 e 23 de julho na Ponta Negra, e conta com o patrocínio da Associação Cairuçu e apoio da Prefeitura Municipal.

O Projeto realizou uma ideia simples e inovadora ao transformar um rancho de pesca, local onde são guardadas redes e canoas, em uma biblioteca, que ao longo de 4 dias torna-se espaço acolhedor para mediações de leitura, contação de causos e histórias, empréstimos de livros, oficinas e vivências, compondo uma experiência única para moradores e visitantes que queiram se aproximar da leitura literária, possibilitando assim a troca de conhecimento e informação.
O Projeto Biblioteca Rancho começou como uma ação dentro do projeto Leitores de Ponta, inscrito no concurso Escola de Leitores em 2010 e financiado pelo Instituto C&A, e foi agraciado com o 1° lugar entre as 27 escolas municipais que concorreram ao concurso de promoção de leitura e em 2011 caminha para sua segunda edição.
Encravada entre o verde da Mata Atlântica e o azul do mar, em uma estreita faixa de areia branca, a comunidade caiçara de Ponta Negra mantém seu modo de vida, em que utiliza a casa de farinha e as técnicas de pesca e lavoura para seu sustento, promovendo uma integração natural ao modo de vida dos habitantes locais. Com esse intuito acolhe o evento e moradores abrem suas casas para essa experiência que une literatura, aprendizagem e turismo.
Faça parte da Biblioteca Rancho durante quatro dias, nessa paradisíaca praia em que comunidade caiçara, pessoas, ideias, literatura e roda de viola se envolvem num gostoso cenário literário. Este é um espaço para todos que desejam incentivar uma visão de mundo que acredita que a leitura aproxima as pessoas e contribuir com o desenvolvimento do turismo ecológico de forma comunitária para melhorar a renda e o bem estar dos moradores da bucólica Ponta Negra, Paraty.