Fique de olho, a Lua Cheia que vai nascer no horizonte, por volta das 18 horas, será especialmente grande e brilhante. Li no blog do prof. Dulcídio Braz Júnior e entendi por quê. Por Claudia Ferraz


Ilustração 1
É por causa dessa órbita “oval” ao redor da Terra que a Lua pode ficar mais perto ou mais longe do nosso planeta. O ponto mais perto é o perigeu e o mais longe o apogeu. E nessa Lua Cheia nosso satélite estará no perigeu, a aproximados 363.000 km da Terra (a distância média Terra-Lua, medida entre os centros dos astros, é de cerca de 384.000 km. No apogeu, esta distância cresce para mais ou menos uns 405.000 km).

Ilustração 2
Veja agora a ilustração 2 e entenda mais. Quando coincide de a Lua estar na fase cheia, isto é, com a face iluminada voltada para a Terra, e a sua posição orbital ser próxima do perigeu, a Lua Cheia fica “mais cheia”, ou seja, visualmente maior, costumando ser cerca de 12% maior do que a Lua Cheia no apogeu. E, mais próxima da Terra, o brilho lunar relativo também fica bem maior.
E tem mais: a Lua deste sábado estará apenas a uma hora do perigeu, o que significa bem mais perto da Terra. Perigo? Nenhum! O que vale é ficar de olho no céu, torcer para não nublar nem chover e curtir o nascimento dessa super Lua Cheia de algum lugar dessa nossa linda Paraty. Não esquece, será por volta das 18 horas. Em tempo: visite http://fisicamoderna.blog.uol.com.br, um jeito gostoso e pop de entender Física.
Um abraço, professor Dulcídio! E boa Lua no perigeu para todos!