A exposição Quitanda Brasil começa no próximo dia 13 e vai até 19 de março, no Espaço Castelinho 38, no tão simpático bairro carioca de Santa Teresa. É mais uma individual do artista plástico Lauro Monteiro, que tem seu ateliê Varanda na Ponte Branca, km 4,5 da estrada Paraty-Cunha. Por Claudia Ferraz.
A exposição, com temática e montagem deliciosamente brasileiras, vai reunir 25 telas em acrílica – todas prometendo fazer bem aos olhos e sugerindo prazeres ao paladar. São frutas, legumes e temperos exuberantes, típicos das feiras e quitandas desse Brasil, em telas dispostas por entre caixotes rústicos, em um clima bastante adequado para essa última fase da pintura do artista.

Da série Temperos Brasileiros, Peixe Azul-Marinho (80 x 1,00 m)
Lauro Monteiro é de Araraquara, interior de São Paulo, onde foi secretário municipal de Cultura em duas gestões, a mais recente no período 2007/2008. Radicado em Paraty desde 2005, venho acompanhando sua trajetória nas artes plásticas e o considero um artista da cor e da luminosidade. Acho mesmo que a luz solar é o elemento que mais caracteriza sua obra, e destaco também em suas telas uma linguagem bem peculiar, que o faz retratar aspectos marcantes da cultura brasileira. Suas séries mais recentes falam por si.

Lauro Monteiro
Primeiro vieram as Ba(ch)ianas Brasileiras, apresentada em São Paulo e Fortaleza no início de 2006. Depois foi a vez da série Temperos Brasileiros, que reuniu pinturas plenas da sensualidade das cores, formas e sabores da culinária nacional, especialmente de Paraty. Em 2009, Lauro se dedicou à charmosa temática do Cafezinho Brasileiro, com telas que fizeram sucesso não só aqui na cidade, mas também em galerias do interior de São Paulo e na famosa Casa do Barista, no Rio de Janeiro.

Cafezinho Brasileiro, acrílica sobre tela (80 x 1,20 m)
Agora, com sua Quitanda Brasil, outra vez o Rio. Vale a pena conhecer melhor o trabalho de Lauro e, numa esticadinha à Cidade Maravilhosa, conferir de perto a exposição, no Espaço Castelinho 38, rua do Triunfo, 38, em Santa Teresa, das 11 às 20 horas. O vernissage no domingo, dia 13, aberto a amigos de Paraty, promete ser imperdível: um café da manhã saboroso, em meio a telas de frutas, legumes e verduras da Quitanda.

Só Hoje, tela da série Quitanda Brasil: (20 x 20 cm)