Home > Atualidade > Arte & Cultura > Cultura, História e Diversão no calendário de eventos de Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Cultura, História e Diversão no calendário de eventos de Paraty

A charmosa Paraty, além de natureza exuberante e história preservada, possui intensa vida cultural que atrai turistas dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo. Para quem pretende visitar a cidade em 2011, a Secretaria de Turismo de Paraty elaborou um calendário oficial de eventos, que para o primeiro semestre do ano oferece, entre outras atrações, festividades como o Aniversário da Cidade, os tradicionais Carnaval de Rua e o Carnamar, o Festival de Jazz e a já consagrada FLIP (festa literária internacional).

Bloco da Lama - Foto: Giancarlo Mecarelli

Em fevereiro acontece o aniversário do município, que completa 344 anos em 2011. Logo em seguida começa o pré-carnaval e a cidade assiste ao Carnamar, uma verdadeira folia na água com competição de embarcações customizadas. Já em março, desfila o famoso Bloco da Lama, símbolo do carnaval paratiense.  Diz a tradição que os foliões se lambuzam com a lama para espantar os maus espíritos e atrair a alegria para as comemorações carnavalescas.

Em abril, a cidade fica lotada no feriado da Semana Santa e, em maio, acontece o Festival Internacional de Artes Visuais Belvedere, que reúne artistas brasileiros nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, digital-art e vídeo.

Junho é o mês da Festa do Divino, comemoração religiosa que faz parte do calendário cultural da cidade de Paraty desde o século XVII, e é conhecido por homenagear a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. O evento conta com a tradicional procissão das bandeiras vermelhas, tendo ao centro uma pomba branca, símbolo do Divino Espírito Santo, que percorre as ruas da cidade acompanhada da folia e de uma banda de música. Neste mês também acontece o Bourbon Festival Paraty, encontro de jazz que está em sua terceira edição e que atrai um público seleto, interessado no melhor do jazz tradicional e moderno, além do blues, R&B, soul, swing e no originalíssimo som de New Orleans.

Cidade durante a FLIP - Foto: Tuca Vieira

Em julho, a cidade recebe o mais consagrado evento de seu calendário, a FLIP, que lota as ruas de Paraty com turistas estrangeiros e brasileiros em cinco dias de debates, shows, exposições, oficinas e exibições de filmes. A FLIP é considerada o principal evento da cidade, quando as pousadas e hotéis registram 100% de ocupação.

O segundo semestre também promete grandes atrações, como os festivais Paraty em Foco, To Be Paraty e o Festival de Música Latina. Paraty oferece cultura e diversão para todas as idades e perfis de pessoas e está pronta para receber os visitantes com um calendário recheado de atrações em 2011.