Pois é, Paraty é o paraíso 365 dias por ano. Mas até quem mora aqui precisa às vezes de um escape. Novos ares, novas cores, novas praias… Acabei de voltar de uma semaninha por praias e cidadezinhas sossegadas do Nordeste deste nosso Brasil tão rico em paisagens. E achei São Miguel dos Milagres, uma deliciosa surpresa na Rota Ecológica no norte de Alagoas, a 100 km de Maceió (ou 170 km de Recife), numa região linda e ainda pouco explorada.
O povoado de São Miguel é singelo, nada de restaurantes, badalações, pontos turísticos evidentes. Tudo muito simples e sossegado, só casinhas simples, coloridas, a igrejinha branca no alto da colina (veja as fotos), à beira da estrada que, por sua vez, beira o mar. Mas por entre a vegetação pouco densa, quase escondidas, a gente acaba descobrindo pousadas de tirar o fôlego. Todas pé na areia e de médio e alto padrão – cheias de estilo, confortáveis, oferecem serviço de primeira e incluem na diária farto café da manhã e jantar.
Fotos: Bil pb
Foi numa assim que me hospedei e que recomendo aqui: Pousada Riacho dos Milagres. Para mim, sem férias há oito anos, o local fez mesmo milagres! Quartos charmosíssimos, um jardim bem cuidado rodeando uma piscina deliciosa, recantos para uma refeição romântica à luz de velas ou para ler ou dormir ou conversar depois da praia, um quiosque com vista panorâmica, decorado para o descanso e a meditação, e a grande maravilha de ter o mar logo ali, mostrando pra gente o vaivém mágico das marés, que revela, a cada manhã, deslumbrantes piscinas naturais, convidando a horas tranquilas na enorme (e deserta) praia da região. Sim, passeio de sonho.
E para completar, o serviço impecável da cozinha e do bar da pousada, sob o comando do chef Nildo. Entre as especialidades, foram inesquecíveis a Panelada do Riacho (com polvo, lagostin, peixe e camarão) e a Delícia Sertaneja como sobremesa (banana, queijo coalho e sorvete de creme). Os proprietários, o casal Edvaldo Casado e Lanuza, não economizam capricho nem boa conversa para que a pousada agrade o tempo inteiro. Cuidam pessoalmente dos detalhes e deixam transparecer a toda hora que adoram o que fazem.
Por essas e outras, não resisti. Compartilho com vocês essa boa dica e, se ficou alguma dúvida, faça esse passeio virtual na galeria de fotos e inspire-se para programar em 2011 seu próximo escape: São Miguel dos Milagres é uma bênção!