Escrito por Luis Pavão para Ubatuba em Revista – Uma aventura a bordo de caiaques que começou na praia de Massguaçu (SP) com destino final em Paraty (RJ) Um projeto que une, ao mesmo tempo, natureza, esporte, e responsabilidade ambiental. Trata-se da Expedição Massaguaty. Uma ideia de 5 amigos, que começou de forma despretensiosa, a partir do sonho de contemplar trechos do litoral brasileiro, serpenteando, por 11 dias, quase 300 km de litoral.

Marcelo Liochi, Gustavo Nogueira, Eduardo Standerski, Carlos Marcondes e João Almeida, são os idealizadores da aventura. Dos cinco remadores, três trabalham com comunicação e os outros dois com tecnologia e meio ambiente.O grupo partiu em junho da praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba, com o destino de percorrer todo litoral de Ubatuba e finalizar na encantadora Paraty, região sul fluminense. Os aventureiros ao final terão passado por mais de 100 paraísos tropicais, desbravando, segundo eles, um dos trechos mais belos do litoral brasileiro. “É quase que indescritível a beleza de cada praia, da areia branca de cada ilha, dos detalhes de cada pedra. Nos sentimos extremamente privilegiados de termos oportunidade, em um único projeto, de passar por tantos lugares mágicos e inesquecíveis que esse trecho de nosso litoral nos propicia.” relataram.
Os elogios não pararam por aí. A cada atualização do diário de bordo, o encantamento com a beleza da região é evidente. “A cada remada, temos a certeza de estarmos trilhando um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro (e, por que não, do mundo?). É sempre bom saber que, apesar de tudo, a natureza ainda encontra seus refúgios e continua encantando com sua beleza àqueles que a ela têm acesso.”
Já a vida da fauna que cerca e habita o litoral é uma atração à parte, sempre comentada pelo grupo. “Entre a Praia da Justa e Ubatumirim, vimos uma enorme tartaruga da espécie cabeçuda. A princípio parecia uma pedra no meio do mar. Arraias também surgiram pelo nosso caminho. Durante o contorno da Ilha do Mar Virado, fomos surpreendidos por uma revoada de fragatas que se destacavam no céu azul”. O grupo também se referiu à presença de golfinhos e, muito constantemente, à de tartarugas. “Uma boa surpresa foi a quantidade de tartarugas que surgiam sempre próximas às pedras. Consequência, muitíssimo provável, do excelente trabalho realizado pelo Projeto Tamar!”
Inclusive, a exemplo do Projeto Tamar, a preocupação com o meio e a responsabilidade ambiental também embarcaram nessa expedição. O grupo se comprometeu por toda a emissão de carbono feita durante a realização das etapas. Tudo que for gerado de CO2 com os deslocamentos de carros da equipe, e com a fabricação dos equipamentos utilizados, será neutralizado através do plantio de árvores feito pelos membros da expedição. “É um compromisso do Projeto Massaguaty”, comentaram.
O grupo também levanta denúncias contra a depredação do litoral. Em um dos relatos de bordo, informaram que, apesar do alívio de constatar que muitas praias em nosso litoral ainda não foram tomadas pelo comércio irresponsável, é com tristeza que se deparam com uma grande quantidade de lixo vagando pelo mar. “Sacolas plásticas, isopor, latas, sacos de salgadinho… Uma infinidade de tranqueira que diariamente é lançada ao mar por indivíduos que ainda não entenderam os danos que uma simples tampa de garrafa podem causar ao nosso ecossistema.”
Não só responsabilidade ambiental, aventuras e belezas fazem parte deste projeto, mas, principalmente, um objetivo nobre, que nasceu junto com a ideia da expedição. “Mais importante do que viver bons momentos é divulgar as belezas deste canto do Brasil.” Foi a partir desse ideal, que resolveram retratar toda a paisagem do litoral como parte da missão. “A intenção é servir de exemplo para que mais pessoas possam aproveitar as belezas desta região, de forma sustentável e segura sem que, para isso, seja preciso ser atleta ou militar. Basta a vontade de realizar um sonho”, comenta o publicitário Gustavo Nogueira, um dos idealizadores do projeto.
O objetivo final é documentar todas as praias da costa e das ilhas do percurso. “Em quase todas as saídas, faremos reportagens sobre a cultura caiçara, meio ambiente e outras curiosidades. O Brasil e o mundo precisam conhecer melhor a exuberância deste litoral”, explica o jornalista João Almeida, outro aventureiro do Massaguaty.
E, realmente, esse projeto já é um sucesso, pois passear pelo site da expedição, visualizar as belíssimas fotos realizadas, ou ler o relato de bordo do grupo, com certeza, deixa um gostinho de “eu também quero!”.