O Instituto Náutico Paraty participou da I Copa “Prof Joaquim Lauro” Corrida Regional de Canoa Caiçara realizada em Ubatuba. Paraty marcando presença em municípios vizinhos – Por Karla Travalon
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizou no dia 21 de novembro a Corrida Regional de Canoa Caiçara, chamada de I Copa “Prof Joaquim Lauro”.
O evento faz parte da “Caiçarada”, uma festa anual que homenageia a cultura popular. Esta prova inédita reuniu participantes de quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo, além da cidade fluminense de Paraty e aconteceu na Praia do Cruzeiro, em frente à Praça de Eventos da Avenida Iperoig. Após a premiação da corrida, foi realizado um almoço de confraternização para os participantes.
Click nas imagens para ampliar:
O presidente da Fundart, Pedro Paulo, afirmou que este é um evento esportivo tipicamente caiçara. “Estamos promovendo essa confraternização regional através de um esporte que tem como característica o uso da canoa, que é um dos ícones mais expressivos da nossa cultura. Esperamos que esse evento que agora nasce, cresça a cada ano, unindo cada vez mais as cidades vizinhas em torno da cultura caiçara”.
O Instituto Náutico Paraty levou uma equipe de velejadores que como remadores eram estreantes, no entanto foi muito gratificante. O INP Solar e sua equipe levaram o barco VDC1 para exposição que atraiu a atenção de todos que estiveram presentes na competição. Foi o encontro da cultura caiçara com a alta tecnologia das energias limpas e renováveis.
O Projeto Tamar também fez parte deste dia tão especial. Levou duas tartarugas marinhas de seu programa de proteção que já estavam preparadas para voltar ao mar. Nosso mascote e futuro velejador, Tomás Rameck, participou diretamente da soltura das lindas tartarugas bebês.
O evento homenageia aquele que foi o grande incentivador das corridas de canoa em Ubatuba. Joaquim Lauro foi o patrono da expedição que marcou a travessia Ubatuba/Santos, com a famosa canoa “Maria Comprida”, que esteve exposta durante o evento. Paraty, através do INP marcou presença e rompeu fronteiras. Nosso desejo é trazer esta competição tipicamente caiçara para Paraty, e fortalecer essa cultura tão importante para nossa identidade.