Veículo: JB Online – Site
Seção: Notícias
Data: 08.10.2010

E a maratona cinematográfica continua… Depois do Festival do Rio, é a vez de Paraty se transformar em polo de cinema . A cidade da Costa Verde fluminense, já tradicionalmente conhecida pela Festa Literária internacional (Flip) e pelo Festival da Pinga, recebe, a partir de sábado, dia 9, o 3º Festival de Cinema de Paraty, que vai até o dia 12.
O filme de abertura é o aguardado Lope, de Andrucha Waddigton, que confirmou presença no evento, juntamente com os protagonistas. A estreia nacional está prevista para o próximo dia 26 de novembro. Outros com grande impacto, como Boca do lixo, de Flávio Frederico, com Daniel Oliveira e Leandra Leal e Além da Estrada, de Charly Braun, com Guilhermina Guingle e Naomi Campbell, também poderão ser vistos. Já no dia 10, quando o mundo estará em campanha de conscientização ambiental em favor da redução de emissão de CO², e o festival fará sua parte. O alerta para as consequências das alterações climáticas no planeta será feito às 10h10 da noite, com o longa A terra da Lua partida, de Marcos Negrão e André Rangel. O filme retrata uma tribo no Himalaia que, após uma mudança repentina do clima, sofre com as secas da maioria dos rios, transformando a região de vales em grandes desertos.
O clássico vampiresco teen Lua Nova e As melhores coisas do mundo, estrelado pelo cantor Fiuk, são garantia de sucesso entre os adolescentes. As crianças também terão sessões dedicadas a elas. Nas matinês, os pequenos poderão conferir o lançamento nacional de Eu e meu guarda-chuva, de Toni Vanzolini, que conta a história de três amigos que vivem uma aventura mágica na visita a nova escola. O filme terá estreia nacional nesta sexta-feira (08/10) e, no Festival, poderá ser conferido no dia 12. Além disso, no mesmo dia, serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de artesanato e bijuterias, das 11 às 18 horas, nas tendas da Praça da Matriz.
Assim como nas edições anteriores, o público doará um quilo de alimento não perecível, que será destinado à instituição das obras da primeira dama do município e para o Instituto Itae (Instituto Trilha da Arte e Educação).