Por Claudia Ferraz – Fotos: Bil PB – Um dos ícones do comércio de Paraty, a Casa Costa (à rua Aurora, 149) é mesmo uma festa para os olhos. Quem entra na loja enorme, com jeito de galpão e com um visual que se assemelha a um mercado árabe, pela variedade e pelas cores de tudo o que é exposto, dificilmente sai de mãos vazias.
Artigos de boa qualidade para mesa, cama e banho, tecidos variados (dos mais simples aos mais sofisticados), roupa íntima, confecção, mil e uma ideias em botões, fitas, rendas, linhas, lãs e acabamentos para roupa em geral… “Aqui se vende de tudo um pouco”, conta, orgulhosa, Maria Inês Gibrail Costa, que há 33 anos está à frente da loja, hoje junto com sua filha, Patrícia Costa Campos. “Trato isso com muito amor, venho todos os dias e a rotina atrás do balcão é muito prazerosa, tem a ver com a história de três gerações da família”, faz questão de ressaltar Maria Inês, mostrando num canto da loja a foto de sua mãe, dona Josephina Gibrail Costa. Foi ela, em agosto de 1957, a fundadora da loja, que nasceu em outro endereço, “ali na rua dona Geralda, embaixo do sobrado onde a gente morava”, lembra Maria Inês.
Há 18 anos na rua Aurora, mantendo em seu interior uma belíssima vitrine antiga, de cerca de 100 anos, com balcão em madeira de lei e toda envidraçada, a loja comemora seu 53º aniversário com a mesma variedade de sempre em seu estoque, buscando satisfazer clientes de todos os gostos. Gente de todas idades, mais ricos ou mais pobres, paratienses e turistas, o vaivém na Casa Costa é constante.
“Claro, a clientela mais forte é quem mora aqui. O segredo? Estar sempre com novidades, com peças atuais. Temos nossos fornecedores, mas eu mesma gosto de escolher o que vender em matéria de tecido e armarinho. A Patrícia costuma escolher as roupas íntimas. E também as vendedoras, que sabem bem o que os clientes procuram, dão os seus palpites e fazem escolhas. É muito unida nossa equipe, trabalhamos em harmonia, todos participam. Aliás, todos não, todas! São seis funcionárias, além de mim e da Patrícia, ao todo oito mulheres”, arremata Mara Inês. Anote: na Casa Costa certamente você vai encontrar algo de útil e bonito, seja para presentar ou completar o que falta na sua casa. Mas, da próxima, vez que for até lá, curta o clima tradicional do lugar. Tem a ver com a história de Paraty. Parabéns Casa Costa!